CRECI/MG: 12.264 | CNAI: 06057 | SINDIMÓVEIS/MG: 10.221

Cidade

Fundada em 18 de setembro de 1915, o nome do município é uma homenagem aos índios Aimorés, primitivos habitantes de suas terras. Famosa por ser uma das cidades mais quentes do estado de Minas Gerais, com temperaturas médias que beiram aos 30 graus centígrados, Aimorés tem orgulho em produzir mangas muito saborosas, esperadas o ano inteiro pela população e visitantes. A cidade ocupa posição geográfica estratégica, sendo cortada pela EFVM – Estrada de Ferro Vitória a Minas – e as rodovias federais BR-259 e BR-474. Sua economia gira em torno da pecuária leiteira e de corte, da agricultura de arroz, feijão, milho, cana-de-açúcar e café, um comércio diversificado e algumas pequenas indústrias.

Entre belos interessantes agrupamentos rochosos no município como a pedra Bonita, pedra da Fundanga e a pedra da Onça, destaca-se a pedra Lorena – um símbolo do municpio. O nome é uma referência a uma lenda aimoreense, sobre uma índia chamada Lorena. Um ponto turístico ideal para caminhadas, prática de vôo-livre, escalada, rapel e MotoCross é a pedra do Souza. São mais de 436 metros de altitude e para se chegar até o cume é necessário percorrer uma trilha de mais de 1.300 metros. No alto da pedra do Souza esta a Capela Cristo Rei, construída em 1953.

Além das pedras, diversas cachoeiras estão espalhadas pela zona rural do município como a da Babilônia, do Alarico e do Anastácio, no córrego Capoeirinha. Outro destaque é o lugar chamado Canalão no Rio Doce, uma corredeira própria para prática de bóia-cross, rafting e canoagem, mas temida pelo seu grau de dificuldade.

Os moradores de Aimorés também contam com muito orgulho que ali nasceram duas personalidades brasileiras que conquistaram o mundo. Um deles foi Altemar Dutra, cantor já falecido. Ele gravou várias músicas em português e espanhol e fez muito sucesso em toda América Latina e nos Estados Unidos, país onde se tornou um dos cantores estrangeiros mais conhecidos, e Sebastião Salgado, fotógrafo e idealizador do Instituto Terra.

O município, assim como quase toda região do médio Rio Doce, enfrenta sérios problemas ambientais como falta de cobertura vegetal, assoreamento de cursos d’água e extinção de nascentes. Nos últimos anos ganhou um grande parceiro na busca de soluções para os problemas sócio-ambientais: o instituto Terra, fundado em 1999 por Sebastião Salgado, filho da terra, e sua mulher, Lélia. O Instituto desenvolve pesquisas científicas e ações de educação ambiental visando recuperar e preservar os remanescentes de mata atlântica na região.

Aimorés abriga a usina hidrelétrica Eliezer Batista, inaugurada em 2006 pela CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais em parceria com a CVRD – Companhia Vale do Rio Doce. Com capacidade de geração de 330 Megawatts, a usina mudou a paisagem física, econômica e social da cidade.

No município análises geomórficas e fotografias registradas por satélite revelaram a existência de uma cratera com a forma aproximada de um círculo. Esta formação, denominada Cratera de Aimorés, está localizada às margens do Rio Doce, a 5,5 quilômetros ao norte da cidade, já quase na fronteira com o estado do Espírito Santo.

Acredita-se que o buraco tenha sido provocado há milhares de anos pela queda de um meteorito. No local, já se vê uma pequena cobertura vegetal, embora seja bastante perceptível, nas amostras por satélite, os deslocamento de uma grande massa de terra como conseqüência de tal impacto. O diâmetro da cratera é de aproximadamente 9,60 quilômetros. Segundo pesquisadores, há um grande indício de que o choque do meteorito tenha provocado, na região, o desvio do curso original do rio Doce.

(Fonte: Revista “Águas do Rio Doce” e “Nos Trilhos”)

Características Gerais

Região: Médio Rio Doce
Data de Emancipação: 18/09/1915
Topografia: Plana
População: 25.085
Altitude: 76m
Clima: Tropical
Temperatura: 39° C (Máxima) 20° C (Mínima)
Área: 1.353,06 Km

Infra Estrutura

Água tratada: 99%
Rede de esgoto: 95%

Clubes e Serviços

Lions Clube de Aimorés
Rotary Clube de Aimorés
Loja Maçônica Floriano Peixoto

Principais Rios

Rio Doce e Rio Manhuaçu

Rodovias de Acesso

BR 259 para Vitória e Governador Valadares
MG 474 Aimorés/Caratinga

Distância das principais capitais

Belo Horizonte: 497Km
Vitória: 185Km
Brasília: 1.268Km
Rio de Janeiro: 710Km
São Paulo: 1.072Km

Prefeitura Municipal de Aimorés

Prefeito Municipal: Marcelo Marques 2017/2020

Feriados Municipais

16 de Julho: N. Sra do Carmo – Padroeira da cidade
18 de Setembro: Aniversário da cidade
31 de outubro: Dia do Evangélico